top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdmin

Workshops “Programação e Computação Física"

Atualizado: 15 de out. de 2020

Esta atividade iniciada no ano letivo 2019/2020 pela APEEFL, tendo como monitor o Engº Fernando Almeida, tem como objetivo ensinar os alunos a programar, isto é, a pensar e a escrever numa nova linguagem, usando a plataforma eletrónica Arduino e um conjunto de sensores e atuadores que permitem interagir com o mundo físico.

Ao realizar as montagens e os programas estimula-se no aluno o raciocínio lógico e o pensamento analítico, desenvolve-se o pensamento computacional, a capacidade de resolver problemas e de trabalhar em grupo, e reforçam-se capacidades essenciais como a organização, a perseverança, a criatividade e o espírito crítico que são aplicáveis a todas as áreas.

A atividade, destinada aos alunos do 3º ciclo e secundário, contou com participação de 29 alunos (18 de 3º ciclo – 8 do 7º ano, 3 do 8º ano, 7 do 9º ano e 11 alunos do secundário – 6 do 10º ano, 3 do 11º ano e 2 do 12º ano) e decorreu do início de dezembro até à 1ª semana de junho, em sessões semanais de 1,5h e com os alunos distribuídos por 4 grupos, em função das disponibilidades horárias.

A pandemia e o confinamento tiveram impacto nas sessões que passaram a ser “on-line”, via Zoom, a partir de meados de março, e também na motivação e participação dos alunos tendo terminado 20. Destes 11 responderam a um inquérito de avaliação, dos quais destacamos 82% se mostraram “Muito satisfeito, aprendi muito” e 18% indicaram “Satisfeito, aprendi bastante”.





12 visualizações0 comentário
bottom of page