top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdmin

RESULTADO! Modelo Educativo (semestre/trimestre) no Agrupamento Escola D. Filipa de Lencastre

Atualizado: 12 de abr.


O sistema educacional é uma parte fundamental da sociedade, moldando não apenas o conhecimento adquirido pelos alunos, mas também influenciando o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Dentro desse contexto, a estrutura do calendário escolar desempenha um papel crucial, determinando como o ano letivo é organizado e distribuído. Duas abordagens comuns são a divisão do ano em trimestres ou semestres, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

Neste estudo, conduzido pela Associação de Pais do D. Filipa de Lencastre, tentamos examinar de alguma forma os impactos e implicações desses dois modelos de organização do calendário escolar. Com um questionário elaborado especificamente para recolher insights de Pais e Encarregados de Educação, procuramos compreender as perceções e experiências em relação aos trimestres e semestres.

O período em que o questionário esteve disponível foi: 20/fev./2024 a 08/mar./2024, com uma amostra de 508 respostas

Pretende-se, assim, contribuir com um ponto de vista que promova o bem-estar e o sucesso dos estudantes, atendendo às necessidades e expectativas de toda a comunidade escolar.


Questionário_Resultados_APEEFL_FINAL
.pdf
Download PDF • 365KB

Concluímos que é crucial reconhecer que não existe uma abordagem universalmente ideal, mas sim a necessidade de considerar as especificidades de cada comunidade escolar. Portanto, ao refletir sobre os resultados deste estudo, sugerimos que as partes interessadas possam buscar um diálogo contínuo e colaborativo, visando encontrar soluções que melhor atendam às necessidades dos alunos e promovam um ambiente de aprendizagem saudável e enriquecedor.

É fundamental ter em conta o superior interesse do aluno e tomar as decisões que sejam mais adequadas tendo por base o caso concreto e utilizando toda a informação disponível

Os resultados deste inquérito são muito expressivos com 508 respostas de encarregados de educação que representam 830 alunos do agrupamento de escolas Filipa de Lencastre e onde 84%recomendam organizar o próximo ano letivo de novo por trimestres.

Que este estudo sirva como um ponto de partida para discussões construtivas e ações que visem aprimorar ainda mais o sistema educacional, fortalecendo os laços entre escola, pais e comunidade, e proporcionar às futuras gerações as melhores oportunidades para desenvolver o seu pleno potencial e alcançar o sucesso nas suas jornadas pessoais e académicas.

 

495 visualizações0 comentário
bottom of page